O QUE VOCÊ PROCURA?
-
01/04/2020
Recuperação estrutural com fibra de carbono: conheça esta técnica inovadora
A madrugada do dia 27 de maio de 2015 dificilmente será esquecida pelos moradores da cidade de Criciúma. Naquela data, a história do Paço Municipal Marcos Rovaris estava em chamas. Um incêndio atingiu aproximadamente 500 m² da estrutura e fechou as portas do edifício inaugurado em 1980.
Naquele ano, ocorreram dois incêndios na sede da Prefeitura, deixando o prédio altamente danificado. A estrutura de concreto armado teve cerca de 50% das edificações comprometidas, e por questões de segurança o local foi completamente isolado.
O engenheiro Edio Castanhel, fundador e CEO da Engenharia Castanhel – construtora de Criciúma, trabalhou em 1979 como engenheiro da prefeitura nas obras civis do Paço, assim como do prédio da Prefeitura. Pelo conhecimento técnico, com relação ao prédio e a experiência da construtora em obras estruturais, foram realizadas vistorias na obra para verificar a melhor maneira de reconstruir o prédio, preservando a sua identidade original.
Após discutir a melhor solução junto aos engenheiros envolvidos e com o prédio isolado, chegaram em uma solução para recuperar a estrutura: a utilização da fibra de carbono.
A equipe técnica da Engenharia Castanhel já havia feito visitas a unidade da BASF anteriormente, em Cleveland, nos Estados Unidos e se tornou especialista na utilização desta nova tecnologia em suas construções.
E assim, junto com especialistas na área, a construtora auxiliou na solução desenvolvida para a recuperação da estrutura desta obra.
Iniciam os reparos
Em maio de 2016 iniciaram os trabalhos de recuperação. Na foto abaixo é possível observar o estado do prédio após o incêndio e as etapas iniciais para a obra.
A parte da laje mais afetada devido ao incêndio chegou a ceder em cerca de 27cm.
Após a execução do escoramento da estrutura danificada houve a execução do projeto de recuperação. Foi demolida parte da viga de bordo da edificação, viga esta que foi determinante para evitar o colapso da estrutura. A próxima etapa do projeto previa macaquear parte da estrutura que cedeu para posteriormente reconstruir a viga demolida. As regiões dos pilares afetados no incêndio também foram totalmente escoradas para reconstrução dos mesmos. No total foram reconstruídos 4 pilares com seção maior do que os originais. Confira imagens deste processo abaixo: Após a reconstrução e recuperação de toda a estrutura foi aplicado o reforço estrutural com fibra de carbono em algumas áreas da estrutura, detalhadas e indicadas no projeto. Conforme as imagens abaixo: Após a conclusão dos trabalhos, Edio Castanhel se diz muito satisfeito com o resultado. “Confesso que chorei quando vi o prédio incendiado. Porém, hoje fico muito feliz em ver que através da engenharia e da inovação, conseguimos entregar esta obra de volta ao cidadão criciumense, preservando seus traços originais. Lembrando que esta obra foi um marco da engenharia no ano de 1980 e continua moderna até os dias de hoje”, contou.
A recuperação estrutural foi concluída no início de 2017.
A fibra de carbono é um material que tem sido fortemente recomendado por especialistas no assunto e sua aplicação tem sido cada vez mais comum na construção civil devido a seus inúmeros benefícios. Entre os diversos benefícios podemos citar: Rapidez na obra, Alta Resistência, Segurança e Durabilidade.
A fibra de carbono é indicada em construções que passam por intervenções não previstas (reformas, incêndios, sobrecarga, etc) ou qualquer alteração de projeto que desvie do que foi projetado originalmente.
Essa solução exige a contratação de uma empresa especializada na aplicação, uma vez que se não for bem aplicada o resultado pode deixar em muito a desejar e comprometer ainda mais a estrutura inicial.A equipe técnica da Engenharia Castanhel, construtora localizada em Criciúma, após treinamentos na unidade da BASF nos Estados Unidos, se tornou especialista na aplicação da fibra de carbono. A empresa foi pioneira na região sul de SC ao executar a recuperação estrutural utilizando essa tecnologia.
Se você deseja saber mais sobre Recuperação Estrutural com Fibra de Carbono, ou possua alguma obra que necessite da sua utilização, entre em contato conosco.Compartilhar: